sexta-feira, 28 de maio de 2010

Festival de tortinhas


Quanto trabalho me deram essas tortinhas! Na verdade não era para ser um festival de tortinhas e sim uma única receita de tortinha. Tudo começou quando olhei para os kiwis que estavam na geladeira e precisavam ser consumidos, era mais fácil comê-los, porém pensei: "...e se eu fizesse uma tortinha de creme com cobertura de frutas?". Quando ponho uma coisa na cabeça não descanço até fazê-la... então lá fui eu! Não tinha nenhuma receita e resolvi pegar a massa em um livro e o creme em outro.
A massa é muito boa e tranquila de fazer, até este ponto eu estava super satisfeita! O problema foi o "bendito" creme. Procurei por uma receita de creme de confeiteiro em dois livros que eu tinha que tratavam sobre confeitaria. Um estava com as quantidades um pouco duvidosas então optei por mesclar as duas receitas... resumindo: ficou "meia-boca".
Resolvi, então, consertar o creme. Depois de experimentar umas quantas vezes e pensar, pensar, pensar, optei pelo simples, fiz aquele creme de leite condensado e limão (aquele que todos usam para fazer tortinhas de limão) e misturei uma parte ao primeiro creme.
Criei um novo problema: o que fazer com o que sobrou desse creme? Que tal fazer uma tortinha de limão e chocolate? Muito bom, pensei, e lá fui fazer a ganache de chocolate meio amargo.
Mas também pensei: "...e se eu fizer umas tortinhas só de chocolate com um pouco de amendoim?" Resultado: tortinhas de chocolate com borda de amendoim!
A essa altura não me atrevi mais a pensar em nada... e graças a Deus também não tinha mais massa para novas tortinhas.
Por fim as tortinha ficaram muito boas e por isso estou contando toda essa novela.
Vou postar as receitas da massa, da ganache e do creme de limão. O creme de confeiteiro acho que não vale a pena. Inclusive, se alguem tiver uma receita de creme de confeiteiro bem gostosa e quiser compartilhar, sinta-se à vontade! Eu ficarei muito agradecida!!!!

Massa para tortinhas (massa frola)
Ingredientes:
250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga amolecida
100 g de açúcar
1 ovo
1 colher (chá) de essência de baunilha [usei essência de amêndoa]
1 pitada de sal
Preparo:
Coloque numa bacia larga a manteiga amolecida, o açúcar, o sal e a essencia de baunilha e trabalhe os ingredientes amassando com a palma das mãos por alguns instantes. Acrescente o ovo e misture. Junte a farinha, anteriormente peneirada, e misture até obter uma massa homogênea. Se estiver grudando demais nas mãos ou na vasilha, salpique com um pouco de farinha e sove delicadamente com a palma da mão (nunca com as pontas dos dedos). Enrole a massa em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.
Truques para a massa frola:
  • Esse tipo de massa deve ser sovada o mínimo possível;
  • Como é uma massa rica em manteiga, deve ser assada em temperatura alta, em torno de 200 ºC

Creme de limão

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) suco de limão

Preparo:

Misturar o leite condensado com o suco de limão até formar um creme consistente. Reservar.

Ganache de chocolate

Ingredientes:

1 xícara (chá) creme de leite fresco
300 gr chocolate meio-amargo

Preparo:

Aquecer o creme de leite. Desligar o fogo e misturar o chocolate picado.
Obs: eu usei o creme de leite fresco mas pode ser utilizado tranqüilamente o creme de leite de caixinha, o único cuidado é de aquecer sem deixar ferver.


Montagem das tortinhas:

Tortinha de limão e chocolate:
colocar uma parte do creme de limão e cobrir com uma camada da ganache.

Tortinha de chocolate com borda de amendoim:
mergulhar a massa com a boca voltada para baixo na ganache e em seguida no amendoim picadinho. Por fim, encher a tortinha com a ganache.

Nenhum comentário:

Postar um comentário