terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cuca de nata e morango

Estava precisando de uma receita econômica e muito saborosa para fazer para o lanche das crianças do Projeto Acolher aqui de Joinville. Foi então que mais uma vez a minha irmã querida me socorreu. Ela me mandou essa receita de cuca de nata que ela faz e sempre fica maravilhosa, sem falar que rende muito. Como eu nunca tinha feito cuca antes resolvi testar a receita antes de fazer para as crianças. Além disso eu tinha muitos morangos na geladeira e precisava utilizá-los. Então resolvi incrementar a receita da minha irmã com uma camada de geleia de morango entre a massa da cuca e a farofa (a receita da geleia é aquela dica especial do post dos morangos em calda quente). Ficou muito bom, mas a cuca é tão gostosa que se não quiserem colocar nada também vai ficar divina. O bom dessa receita é a consistência da massa da cuca, fica uma cuca leve e fofinha. Achei muito boa mesmo. Essa receita rendeu uma forma grande (40x26 cm) e mais uma forma redonda (22 cm). Como não tinha gente suficiente para comer a cuca mandei a forma maior para meu marido dividir com os colegas do trabalho e todos gostaram. Por isso aconselho fazer meia receita.


Cuca de nata

Ingredientes:

Massa:
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
1 pote de nata (300 gr)
2 colheres (sopa) de fermento em pó

Farofa:
1 xícara (chá) de farinha
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de manteiga

Preparo:
Bata as claras em neve. Reserve.
Em outra tigela bata as gemas com o açúcar (dou primeiro uma batida só nas gemas e vou adicionando o açúcar). Acrescente o leite a farinha (não acrescente toda a farinha de uma vez pois dependendo do tipo de farinha e da humidade do ambiente a quantidade de farinha vai variar, o importante é que fica uma massa bem firme). Adicione a nata e misture bem. Adicione a clara em neve e vá incorporando-a com delicadeza. Antes determinar de incorporar a clara adicione o fermento e termine de misturar os ingredientes. Coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada.
Se quiser espalhe um pouco de geleia de morango e cubra com a farofa.


Preparo da farofa: misture todos os ingredientes até desmanchar toda a manteiga e formar uma farofinha parecida com areia de praia.

Leve a cuca para assar em forno pré-aquecido a 180 ºC por 45 min ou até que espetando um palito esse saia limpo.

Dica importante: Não deixe a cuca assar de mais para não ficar seca, quanto mais branquinha mais macia ficará a cuca.

7 comentários:

  1. O que posso usar no lugar da nata? Aqui eu não acho pra comprar!!

    ResponderExcluir
  2. A nata pode ser substituída por creme de leite de lata ou creme de leite fresco (aquele da garrafinha).
    Se usar creme de leite de lata utilize com soro e faça o restante da receita normalmente.

    Se usar o creme de leite fresco, utilize 300 ml e coloque apenas uma xícara de leite ao invés de duas.
    Nunca fiz essas substituições, mas acho que vai dar certo. Só preste atenção na consistência da massa, ela não pode ficar mole.
    Boa sorte!!!!
    Vou testar também e depois conto o resultado!
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi dani..... fiz a receita da cuca de nata....porém coloqei uvas...só q na farofinha derreteu toda a manteiga e nao ficou soltinha a farinha e o açucar o q aconteceu será...bjos simone

    ResponderExcluir
  4. Olá Simone,
    que pena que não deu certo! Infelizmente não sei dizer o que deu errado. Teria que ver se você misturou bem os ingredientes formando a farofinha como eu disse na receita. Se a manteiga estava gelada ou em temperatura ambiente... eu sempre uso a manteiga gelada para fazer a farofa, mas não sei se esse de fato foi o erro... Lamento não poder ajudar, teria que saber como você executou a receita. Um grande abraço, Dani.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani! Fiz hj a receita da cuca de nata e ficou um espetáculo a massa, muito fofa mesmo! Mas a minha farofa tb deu problema; o bolo cresceu, ficou bem bonito, mas a farofa sumiu de quase todo bolo! rss
    Não sei se teria que fazer maior quantidade de farofa, eu fiz meia receita de bolo e deu pra uma forma retangular, não sei a medida, mas essas padrão, de nega maluca sabe. Tb pus uvas, não sei se interfere em alguma coisa. Ficou boa de qquer jeito, até me impressionei, porque estou me adaptando ainda a usar forno a gás, mas como eu adoro a farofinha, queria saber o que posso ter feito. rss
    Bjs! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Realmente não sei o que foi que aconteceu. Pode ser que a massa estivesse um pouco mais mole que a minha e a farofa tenha pesado um pouco e descido enquanto assava. Já me aconteceu em uma outra receita da farofa também sumir. Você viu a foto da minha cuca antes de assar como tem bastante farofa? A sua também ficou assim antes de ir ao forno?
      Pelo que eu vi nos comentários anteriores outros também tiveram problemas com a farofa, estou achando que pode ser o modo de fazer a farofa. Eu faço com a manteiga recém tirada da geladeira (bem fria) , corto em cubos e vou misturando com as pontas dos dedos com a farinha que já estava misturada com o açúcar. Em alguns casos até deixo que fique umas bolinhas bem pequenas de manteiga que não misturaram bem com a farinha. Coloco em seguida sobre a massa e já levo ao forno, sem dar muito tempo para que a manteiga não derreta. Aprendi que o segredo para a farofa ficar crocante é fazer essa farofa com a ponta dos dedos (assim a manteiga não esquenta) e com a manteiga bem gelada. Espero ter ajudado. Se não for isso, realmente não sei o que pode ser. Um beijão bem grande!!!!

      Excluir
    2. Mais uma coisa que estive pensando... poderia ser a temperatura do forno. Se o forno estiver em uma temperatura mais alta pode ser que a cuca cresça mais rápido sem estar bem estruturada e "engolir" parte da farofa. Isso é uma possibilidade... mas não sei se foi o seu caso.
      Beijos!

      Excluir