sábado, 30 de outubro de 2010

Ambrosia!!! Delícia e tradicão!

Dando continuidade às postagens sobre a viagem irei apresentar uma receita de família que é tradicional no Rio Grande do Sul. É a Ambrosia, um doce a base de leite, açúcar e ovos... muitos ovos!!! Como já mencionei, a ambrosia é um doce muito conhecido no Rio Grande do Sul, porém pouco conhecido em outros estados (aqui em Joinville quase ninguém conhece). A origem da Ambrosia é um tanto discutível, há registros tanto em Portugal quanto na Espanha. Na minha família há muitas formas de preparar o mesmo doce, a minha receita preferida é feita com suco de laranja, na minha opinião não há versão melhor. A minha tia Dodo é apaixonada pela receita que leva ameixa. Sei ainda que antigamente minha avó preparava uma receita com uma calda caramelada que dava uma cor mais escura e também um sabor mais forte à Ambrosia. Hoje irei apresentar a minha receita preferida que foi feita por minha mãe e por mim no mês passado quando estava passeando em Erechim/RS, minha terra natal.





Ambrosia

Ingredientes:

1 litro de Leite
1 Kg de açúcar
1 dúzia de ovos
300ml de suco de laranja
50 ml de cachaça
5 cravos da índia
2 paus de canela




Preparo:
Bater no liquidificador os ovos, o açúcar e um pouco do leite (é importante bater bem). Levar a mistura ao fogo em uma panela alta. Adicionar o restante do leite e o suco de laranja. Mexer para não grudar no fundo (se o açúcar grudar será necessário trocar de panela).




Quando começar a engrossar continua a mexer, porém delicadamente para não quebrar muito os grumos que se formarão.




Depois que o líquido separar totalmente da massa deixar ferver até formar uma calda. Nessa fase é bom colocar uma colher de pau para que o líquido não transborde da panela. A calda estará boa quando reduzir a metade.








Desligar o fogo e adicionar a cachaça. Misturar e deixar esfriar. Esse doce pode ser conservado em geladeira ou fechado em vidros em banho maria.




Observação:
É importante fazer o doce em uma panela bem alta pois a tendência é transbordar. A dica de colocar uma colher de pau também é muito importante.

Um comentário:

  1. Ai que saudade!! é realmente muito bom...muito sigelo, mas com o sabor próprio!!! Eu não gosto muito com a calda de caramelo, tambem prefiro o com suco de laranja!!! beijooooooo

    ResponderExcluir