sábado, 13 de novembro de 2010

Fudge de frutas desidratadas


Estou muito feliz pois a minha nova camera digital chegou! A minha máquina antiga era muito boa, eu amava ela, mas como ela morreu... viva a nova camera e as fotos que virão!!!! Para comemorar queria um doce, algo que fizesse salivar de tão lindo e gostoso! Acho que vocês se sentirão inspirados com essa receita, que é muito fácil e também é uma "carta na manga" para visitas de última hora! É perfeita para acompanhar um cafezinho ao final de um jantar entre amigos.


Nunca havia feito fudge, mas já tinha visto no livro "chocolate" (do qual já comentei aqui) e também no site "Bem simples" e estava morrendo de vontade de fazer. No site a receita levava nozes e pistache, mas eu esqueci de trazer as nozes lá de casa e me negava a comprar, estava esperando voltar à casa dos meus pais e pegar nozes a vontade (o que farei em Dezembro!!!). Porém no meu breve passeio por Curitiba encontrei umas frutas desidratadas deliciosas que imploravam por serem utilizadas em alguma receita especial. Tinha em mente utilizá-las com chocolate, imaginava que o contraste do doce do chocolate com o azedinho das frutas seria divino. As frutas que comprei foram pêssego, morango, pêra e kiwi.


Nessa receita utilizei o chocolate meio amargo e o contraste que eu esperava não foi tão evidente pois o chocolate meio amargo tem um sabor bem forte. Mas não pensem que por isso não ficou gostoso, pelo contrário, ficou muito gostoso. Vou fazer novos testes com chocolate ao leite e também com chocolate branco e depois conto aqui no blog. Outro teste que fiz foi utilizar as frutas separadamente e também uma parte da receita utilizando todas as frutas misturadas com acréscimo de castanha de caju picada. Eu esperava que o fudge com apenas um tipo de frutas seria mais gostoso, imaginava que o sabor da fruta seria mais evidente. Mas para minha surpresa a mistura de todas as frutas e da castanha resultou na melhor combinação!!!


Fudge de frutas desidratadas


Ingredientes:

500 gr de chocolate meio amargo

1 lata de leite condensado

200 gr de frutas desidratadas picadas

50 gr de castanha de caju picada

100 gr de chocolate o leite ou chocolate branco para decorar


Preparo:

Picar o chocolate meio amargo e colocar em um refratário junto com o leite condensado. Colocar o refratário dentro de um recipiente com água fervente e mexer até que o chocolate esteja completamente derretido.

Adicionar as frutas e as castanhas. Misturar bem e transferir para uma travessa forrada com papel alumínio. Compactar bem formando uma camada fina de aproximadamente dois centímetros. Levar a geladeira por pelo menos duas horas. Tirar da geladeira e desenformar. Cortar em quadradinhos de 2 cm. Decorar com o chocolate ao leite ou chocolate branco derretido.

Observações:

1) Para cortar é importante que o fudge esteja bem gelado, pois fica mais bonito.

2) Para decorar com o chocolate ao leite ou chocolate branco é importante que o fudge esteja em temperatura ambiente pois do contrário a decoração irá descolar da superfície do fudge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário