sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Torta de Legumes


Acompanhando as estatísticas do blog percebi que a torta de ricota e tomate seco fez muito sucesso, o que me deixou muito satisfeita. Porém era a única receita de torta salgada do blog. Então, para dar mais uma opção criei mais essa torta de legumes que pode ser consumida quente ou fria. Particularmente acho que é muito mais saborosa quando servida fria.
A receita da massa também é feita com aquela mistura de farinhas sem glúten, a diferença está no recheio. Entretanto, a massa da torta também pode ser feita com farinha de trigo. A quantidade é a mesma da farinha sem glúten.
Espero que essa receita agrade a todos!
Um beijão!!!




Torta de legumes

Ingredientes:

Massa:
2oo gr de mistura de farinha sem glúten
4 colheres (sopa) de manteiga
1 ovo
sal

Recheio:
1/2 cebola
2 talos de salsão
1 cenoura
1/2 abobrinha média
5 unidades de vagem
1 xícara (chá) de brócolis
1 dente de alho
300 gr de ricota
3 ovos
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 tablete de caldo de legumes
gergelim (opcional)
sal

Preparo:

Massa:
Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Se precisar adicione 1 colher (sopa) de água. Molde a massa na forma e reserve.

Recheio:
Corte os legumes em pedaços bem pequenos. Em uma frigideira refogue a cebola e a cenoura com um pouco de sal, para que a cebola solte água e fique macia. Adicione a vagem, o brócolis, o salsão e a abobrinha e refogue mais um pouquinho. Adicione o alho espremido e tempere com sal. Não deixe cozinhar demais. Deixe esfriar.
No liquidificador, bata a ricota, o leite, o creme de leite e o caldo de legumes. Se achar necessário acrescente um pouquinho mais de sal.


Quando os legumes estiverem frios, transfira-os para a assadeira preparada com a massa e cubra com o creme batido no liquidificador. Salpique gergelim, ou outro ingrediente da sua preferência e leve para o forno pré-aquecido a 180 ºC por 1 hora e meia. deixe esfriar e leve para a geladeira. Pode ser servida quente ou fria, de preferência acompanhada por uma boa saladinha.



Alguns comentários importantes:
  • A massa da torta tanto pode ser feita com a mistura de farinhas sem glúten como também com a farinha de trigo comum. O único cuidado é que se for feita com a farinha de trigo a mistura dos ingredientes deve ser feita com a ponta dos dedos, evitando amassar de mais a massa.

  • Dependendo da marca da ricota o creme feito no liquidificador pode ficar um pouco grosso e nesse caso é melhor colocar um pouco do creme na forma antes de colocar os legumes refogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário