quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Bolo de Iogurte


Faz um tempinho que não apresento uma receita de bolo... já estava na hora!!!! Esse bolo de iogurte é uma delícia, úmido e muito macio! O iogurte fui eu mesma que fiz e como tinha muito e eu não estava dando conta de consumir tudo resolvi fazer esse bolo. Já tinha feito ele outras vezes, mas dessa vez fiz uma pequena alteração e o resultado foi perfeito. Fiquei encantada com esse bolo. A receita rendeu duas formas daquelas de pão (um pouco maiores que a de bolo inglês). Um dos bolos eu dei para a senhora que trabalha aqui em casa. Ela comentou comigo que depois de comer o bolo a filha dela falou: "que mão abençoada". Fiquei tão feliz, pois a coisa que eu mais gosto é fazer os outros felizes com o que produzo em minha cozinha!!!!



Bolo de iogurte

Ingredientes:

Massa:
4 ovos
3/4 de xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de iogurte natural
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
raspas de uma laranja
1/2 xícara de frutas cristalizadas (opcional)

Cobertura:
suco de meia laranja
açúcar confeiteiro o quanto baste

Preparo:
Bater no liquidificador o iogurte, o açúcar, os ovos e o óleo. Transferir para uma tigela e acrescentar a farinha e o fermento (peneirados). Mexer até incorporar tudo. Acrescentar as raspas de laranja e as frutas cristalizadas. Colocar em forma untada e polvilhada com farinha. Levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC até que espetando com um palito esse saia limpo.

Cobertura:
Misturar o suco de laranja com o açúcar confeiteiro formando uma pasta espessa. Cobrir o bolo, ainda morno e deixar descansar para que a cobertura endureça.

Observações:
  • Dependendo do tamanho dos ovos será necessário adicionar mais uma ou duas colheres de sopa de farinha. No meu caso acrescentei mais farinha. A massa do bolo não pode ficar muito mole.
  • Quanto as frutas cristalizadas, aqui em Joinville encontrei caixinhas com um só tipo de frutas cristalizadas, eram bem clarinhas. Se não encontrar pode ser utilizada aquela mistura tradicional de frutas cristalizadas que se encontram nos mercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário