domingo, 5 de dezembro de 2010

Torta mousse de chocolate

Final de ano e novamente me encontro passeando na minha terra natal. Chegamos ontem, em meio a muita chuva, mas hoje a tarde o sol apareceu e pudemos passear pelo quintal. A minha filha está realizada, pois aqui ela pode brincar com os cachorros, os gatos... e tem também uns "cocós" para ela ver. Já colhemos pêssegos e nos deliciamos... Enfim, só posso me alegrar por estar em casa! 
Além de tudo, ontem após o jantar fomos surpreendidos com uma sobremesa divina que a minha queridíssima mãe fez para nos receber, uma torta mousse... e de chocolate. Uma delícia!!!
Não resisti, tirei fotos e fiz a minha mãe sentar ao meu lado para escrever a receita. Espero que vocês possam se deliciar assim como nós!


Torta mousse de chocolate

Ingredientes:
Massa
2 unidades de bolo de chocolate pronto (tipo bolo inglês)
130 gr de paçoca de amendoim tipo rolha
2 colheres (sopa) rasa de licor de cacau

Recheio:
2 latas de creme de leite sem soro
340 gr de chocolate meio amargo (2 barras)
6 claras
6 colheres (sopa) de açúcar

Cobertura:
100 gr de chocolate meio amargo
1/2 caixinha de creme de leite

Preparo:
Massa:
Delicadamente esfarele o bolo e a paçoca dentro de uma bacia. Adicione o licor e misture até formar uma massa. Colocar a massa dentro de uma forma com fundo removível e ir compactando até forrar toda a forma. Reserve.

Recheio (mousse):
Bater as claras em ponto de neve. Acrescentar o açúcar e bater mais um pouco, até ficar firme. Reserve. Aqueça o creme de leite no microondas por 1 minuto e adicione o chocolate picado. Misture e leve novamente ao microondas por mais 30 segundos. Misture e deixe esfriar.Quando o creme de chocolate estiver frio misture-o ao merengue delicadamente. Colocar a mousse dentro da massa e levar à geladeira.

Cobertura:
Levar o creme de leite e  o chocolate picado ao microondas por 1 minuto em potência média. Misturar. Se for preciso voltar ao microondas por mais 30 segundos. Misturar bem e deixar esfriar. Cobrir a torta e voltar à geladeira por pelo menos meia hora. 

Observações:
  • Essa receita rende uma torta bem grande (forma redonda de 28 cm), mas pode ser feita meia receita para uma forma nº 20.
  • 31/05/2011 - O comentário da Janice é muito apropriado. Essa torta deve ser feita com pelo menos um dia de antecedência. Quanto mais tempo de geladeira melhor será a textura e o sabor da torta. Muito obrigada querida pelo comentário! Um beijão!!!

5 comentários:

  1. Que foto deliciosa! Não dá para resistir!!!!

    ResponderExcluir
  2. testei a receita e realmente...ficou maravilhosa!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Menina, cheguei aqui procurando uma receita de torta mousse e encontro essa!
    Estou babando, achei a sobremesa perfeita de ano novo e já estou te seguindo! bjs

    ResponderExcluir
  4. Fiz esta torta e todos acharam uma delícia... É uma excelente opção de sobremesa. Percebi que no dia seguinte ao preparo,o creme estava mais firme e a massa ainda mais úmida, o que deixou a torta ainda mais saborosa!!! Sugiro então, horas de geladeira antes de servir... bjus Dani!

    ResponderExcluir
  5. Essa vai ser minha próxima vítima. Certeza! Mousse de chocolate é só o meu doce predileto.

    ResponderExcluir