quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Panquecas americanas


Ontem me deu vontade de comer algo diferente no café da manhã. Enquanto esperava passar o tempo do remédio (da tireóide) para poder comer vi na televisão umas panquecas e me empolguei em fazer algo diferente... com sabor de fim de semana.
Essa receita não é a que eu vi na TV, pode ser até parecida, não sei, pois não acompanhei o programa. De qualquer forma, é uma delícia e vale a pena fazer. Eu costumava fazer aos domingos, depois de um tempo parei de fazer e ontem fiz novamente. Como essas panquecas não são muito doces ficam perfeitas para serem acompanhadas por geleia,  calda de chocolate, creme de avelã e frutas é claro. Não deixe de experimantá-las com frutas, as ácidas são as que combinam melhor!!!
Só vou fazer dois comentários importantes:
O primeiro é sobre a temperatura: utilize uma frigideira de fundo grosso e a chama média do fogão para que não fique quente demais e a panqueca queime antes de estar cozida. Se usar uma frigideira fina coloque na chama mais fraca que o fogão permitir.  
O segundo comentário é que na receita original diz para fazer a massa de um dia para o outro. Ontem fiz a massa e já preparei as panquecas em seguida, não ví grande diferença em deixar na geladeira. Mas aí vai uma dica: para não perder tempo de manhã é bom deixar a massa pronta à noite, antes de dormir, e no dia seguinte o único trabalho será preparar a panqueca na frigideira. Outro ponto é que se sobrar massa ela pode ser guardada na geladeira por até três dias.


Panquecas americanas

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
3 ovos
2 colheres (sopa) de fermento em pó
aproximadamente 1/2 litro de leite

Preparo:
Coloque tudo em uma bacia e mexa bem até obter uma massa consistente, como uma massa de bolo. Faça de um dia para o outro. Quando for fritar, passe um guardanapo com óleo na frigideira e coloque a quantidade desejada para o tamanho que você desejar. Eu coloquei a quantidade de meia concha, para fazer disquinhos pequenos.
A hora certa de virar as panquecas é quando formarem bolinhas na superfície e as bordas estiverem secas, diferente do restante da panqueca. com uma espátula desgrude a panqueca da frigideira e depois com a espátula embaixo de quase toda a panqueca vire de uma só vez. Deixe dourar o outro lado e sirva quentinha!


Mais um comentário: Essa receita rende bastante. Para uma ou duas pessoas faça um terço da receita, ou seja: 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1/3 xícara (chá) de açúcar, 1 ovo, 2 colheres (chá) de fermento em pó, 150 ml de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário