quarta-feira, 16 de março de 2011

Panquecas de ricota e aveia



Todos os dias, no café da manhã eu tomo uma xícara de leite e aveia. Me acostumei a fazer assim pois meu corpo funciona muito melhor do que naqueles dias em que não faço isso. Mas como todo ser humano "normal", também me canso de comer sempre a mesma coisa, então resolvi consumir aveia de uma maneira diferente e muito mais gostosa. Inventei uma deliciosa e super fofa panquequinha para o café da manhã. A minha invenção é inspirada nas panquecas de ricota da Nigella que levam apenas ovos, ricota e leite. Como eu queria algo mais doce e um pouco mais consistente acabei desenvolvendo essa receita. Gostei bastante!!!

Panquecas de ricota e aveia

Ingredientes
150 gr de ricota
100 ml de leite
1 ovo
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de farinha de aveia
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó

Preparo:
Separe a gema da clara. Quebre a ricota em pedaços e bata no liquidificador junto com o leite, a gema, o sal, o açúcar e a farinha de aveia. Transfira o conteúdo do liquidificador para uma tigela e acrescente a farinha de trigo e mexa até incorporá-la à massa. Adicione o fermento e misture. Com um fuê bata a clara até que comece a ganhar consistência, não precisa ficar em ponto de neve. Misture a clara batida à massa e incorpore com movimentos de baixo para cima.
Importante: a consistência da massa é parecida com a de bolo.
Aqueça uma frigideira untada com óleo e comece a distribuir colheradas de massa. Espere até que as bordas comecem a secar e vire as panquecas. Sirva em seguida acompanhada de geleia.

Observações:
  • A quantidade de leite vai variar de acordo com a consistência da ricota, se achar necessário acrescente mais leite.
  • Não use fogo alto, tem que ser uma temperatura média para que as panquecas não queimem.


3 comentários:

  1. DANI,QUERO ESPRIMENTAR MUITO ESTAS PANQUECAS,MANDEI UMA LENBRANÇINHA PARA TI E PARA
    A JULINHA DE PRESENTE DE ANIVER,SE GOSTAR ME LIGUE.TIA DODO BJS

    ResponderExcluir
  2. que coisa diferente...a ricota saiu do recheio pra ir pra massa? vou esperimentar essa semana!!
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Adoro panquecas e com o doce por cima, só me abriu o apetite ;) Beijinhos

    ResponderExcluir