terça-feira, 8 de março de 2011

Torta Caprese


As férias acabaram e é hora de retomar a vida! Para isso nada melhor que uma torta leve e saborosa. Fiz essa torta pela primeira vez e fiquei muito surpresa. É uma torta muito leve e com um sabor intenso de amêndoas e chocolate. É uma torta muito simples, tanto no preparo quanto nos ingredientes, porém muito sofisticada no que diz respeito à textura e ao sabor. Não quero criar muita expectativa... mas que vale a pena fazer essa torta, disso não tenho dúvida!!!


Torta Caprese

Ingredientes:
150 gr de amêndoas descascadas
100 gr de chocolate meio amargo gelado
75 gr de manteiga sem sal
125 gr de açúcar
3 ovos
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de licor de cacau ou rum
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparo:
Pique bem as amêndoas (devem ficar bem picadas). Para essa tarefa utilizei o mini-processador e fui processando até obter pedacinhos miúdos, só deve-se ter o cuidado de não processar demais para que não vire farinha de amêndoas.
Rale o chocolate. Em outro recipiente bata a manteiga com o açúcar e junte os ovos um a um, sempre batendo. A seguir, acrescente o chocolate ralado e as amêndoas. Bata mais um pouco e então acrescente o licor e a farinha. Continue batendo até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Retire da batedeira e acrescente o fermento e misture com o auxílio de uma colher. 
Forre uma assadeira com papel manteiga e unte com manteiga. Despeje a massa na forma e leve ao forno médio (180 ºC) por 50 minutos. Deixe esfriar completamente antes de desenformar e polvilhe açúcar de confeiteiro.

Observação:
  • As amêndoas podem ser substituídas por nozes.

Um comentário:

  1. Vou querer experimentar esta qualquer dia. Parece tão macia e fofinha. hmmm...

    ResponderExcluir