terça-feira, 22 de março de 2011

Torta de alho poró



O primeiro blog que conheci na vida só podia tratar de um assunto: comida!!! E foi o blog da Valentina, o "Trem Bom" que me dispertou a curiosidade por esse mundo dos food blogs. Por algum tempo só procurei receitas nesse blog e aos poucos passei a conhecer muitos outros. A receita de hoje eu peguei do blog da Valentina em outubro de 2005. Na época gostei muito da receita e guardei, sem saber quando iria fazê-la. Essa semana, depois de alguns intermináveis dias de mal estar e indisposição, comecei a procurar por alguma receita que me animasse a cozinhar novamente e eis que surgiu essa torta. Só posso dizer que ela fez sucesso aqui em casa. Minha filhinha gostou muito e até quis repetir, meu marido veio me parabenizar... Preciso dizer mais alguma coisa?!!!



Torta de alho poró 
(receita adaptada daqui) 

Massa:
1 pacote de biscoito tipo aperitivo ou salclic (aprox. 120 gr)
50 gramas de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo

Recheio:
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola média ralada (eu odeio ralar cebola, então piquei bem picadinho)
2 alhos porós em rodelas (somente a parte branca)
1 xícara (chá) de cogumelo paris fresco fatiado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite
2 ovos
1 copo de requeijão cremoso (ou algo que substitua)
sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Massa:
Bata os biscoitos no liquidificador. Coloque numa vasilha e acrescente a manteiga e o ovo, misture bem com as mãos. Forre uma forma de aro removível (24cm diametro) com esta massa, nivelando bem. Reserve.

Recheio:
Aqueça a manteiga e doure a cebola, junte o alho porró e os cogumelos até refogar bem. Dissolva a farinha de trigo no leite, acrescente os ovos e misture bem. Acrescente esta mistura líquida ao alho poró, cebola e cogumelo que já estão no fogo, mexendo sempre até virar um creme. Retire do fogo, coloque o requeijão e tempere com sal e pimenta do reino. Despeje sobre a massa da torta reservada. Leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC até sentir que a massa do biscoito esta crocante. Cerca de 40min.

Observação:
  • Na receita original vai apenas 1 colher de farinha de trigo. Mas como usei ovos do tipo grande e o requeijão era bem cremoso senti necessidade de adicionar mais farinha. 
  • A receita original não menciona a temperatura do forno então coloquei minha torta assar em 200 ºC e o tempo foi maior que o que a receita sugere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário