terça-feira, 3 de maio de 2011

Biscoito de Polvilho


Fazer biscoito de polvilho é uma tarefa que requer fé! Tenho certeza que quem já fez concorda comigo e aqueles que irão fazer se lembrarão das minhas palavras. Isso não significa que é uma receita complicada, pelo contrário! É muito fácil, sem falar que a quantidade de ingredientes é muito pequena. Você deve estar se perguntando, afinal, por que então precisa de fé?!
Precisa de fé porque são apenas três passos para fazer a massa e durante os dois primeiros parece que não vai dar em nada. O pior momento é quando concluímos a segunda etapa. É aí que a fé precisa surgir, pois vemos que resta apenas um ingrediente a ser acrescentado e que aquela massa é qualquer coisa, menos uma massa que se transformará nos “ditos cujos”. Parece que desandou tudo, o óleo se separou do restante da massa e a própria massa é estranha e pesada. Mas é no momento seguinte, quando adicionamos o último ingrediente que o milagre acontece. A simples adição do ovo muda tudo... a massa se transforma, fica homogênea, fluida e brilhante. Tá, tá... sei que não é milagre e sim uma reação química, mas a questão é que se não acreditarmos e desistirmos no meio do caminho jamais nos deliciaremos com o resultado! Isso não te põe a pensar sobre a sua própria vida? A mim faz pensar, e muito...
Tirando de lado as questões filosóficas, quero dizer que vale a pena fazer esses biscoitos pois são deliciosos, daqueles irresistíveis que come-se compulsivamente! Vou ficando por aqui, um grande beijo a todos e uma ótima semana!!!!


Biscoito de Polvilho

Ingredientes:
500 g de polvilho azedo
1 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) rasa de sal
1 xícara (chá) de água fervente
1 ovo
 
Preparo:
Coloque em uma tigela o polvilho e adicione o óleo, o leite e o sal e misture muito bem. Em seguida acrescente a água e misture novamente, mexa bem. Por fim adicione o ovo e misture até a massa ficar fluida, homogênea e brilhosa. Coloque a massa em um saco de confeitar e forme bastões em um tabuleiro. Não é necessário untar. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que os biscoitos estejam assados. Repita a operação até terminar a massa. 

4 comentários:

  1. Testei a receita, fica muuuuuuuuito boa!!
    Dividi a massa em tres, uma acrescentei sal, outra tempero de miojo sabor 4 queijos e a outra parte com pozinho de miojo sabor carne...ficaram bons tambem, mas acho que esses temperinhos não tem muito sal, então, se fo saborizar, corrija o sal...em particular recomento o sem tempero e o de 4 queijos...

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de blog.
    Já estou seguindo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Cidália! Seja muito bem vinda! Um beijo!

    ResponderExcluir