terça-feira, 10 de maio de 2011

Calderada... Moqueca lá de casa!!!


Desde que me conheço por gente escuto o nome dessa receita como moqueca. Sei que moqueca não é assim, mas não conseguiria chamá-la por outro nome. O correto seria calderada de peixe... cada um chame como quiser... O que importa não é o nome e sim o sabor. No quesito sabor posso garantir que vale a pena, essa receita é uma delícia. É uma receita de família que passa de mãe para filha! É uma receita do tipo "comfort food". Pode ser acompanhada de arroz branco (minha combinação preferida) ou farinha de mandioca.   



Moqueca lá de casa

Essa é uma receita em que as quantidades vão depender do tamanho da panela, pois é feita em camadas.

Preparo:

Camadas:
  1. milho verde cortado em rodelas
  2. batatas cortadas em rodelas
  3. postas de peixe (cação)
  4. cebola cortada em oito partes (pétalas)
  5. tomate sem pele cortado em rodelas
  6. pimentão picado (utilize o de sua cor preferida)
  7. azeitonas
  8. molho de tomate
 Depois de formadas as camadas acrescenta-se azeite*, tampa-se a panela e leva-se ao fogo. Quando os ingredientes tiverem soltado o líquido tempera-se com sal e tempero para peixe (algumas vezes minha mãe utiliza fondor). Deixa-se cozinhar até que a batata esteja macia. Acrescente o leite de coco, corrija o sal e sirva em seguida.



  Observação:
  • A quantidade de azeite depende da quantidade de ingredientes: para pouca quantidade utiliza-se 1/4 de xícara (chá) e para uma quantidade maior, como a feita na foto, 1/2 xícara (chá) de azeite. Faça a seu gosto, mas um pouco de azeite é necessário para dar sabor.
  • Na receita da foto utilizamos 2 garrafinhas de leite de coco, mas era uma quantidade grande de ingredientes. A quantidade feita serve aproximadamente 12 pessoas. 
  • Quando minha vó faz essa receita ela tempera o peixe antes de montar as camadas. Ela tempera colocando o peixe dentro de uma travessa com um pouco de água e uma colher de sopa se sal. Deixa descansar por 30 minutos. O único detalhe é que quando estiver cozinhando deve-se experimentar o caldo antes de acrescentar o tempero para peixe e o sal. 

Um comentário:

  1. ah, essa caldeirada é mesmo muuuuuuuuuuuito boa!!! quando eu era criança, o que eu mais gostava era do milho!!
    As vezes não uso leite de coco, pra ficar mais light...gosto muito dessa variação, da certo igual!!!
    beijooooooo

    ResponderExcluir