quarta-feira, 15 de junho de 2011

Muffins de cacau e chocolate branco


Comecei essa semana bem pensativa e um pouco desanimada, mas não vou divagar sobre essas questões pois resultaria em um texto muito comprido. A questão é que eu precisava, e muito, de um doce que me confortasse a alma e levantasse meu humor. Então resolvi fazer algo especial para mim, um agrado... 
Na verdade eu queria um colo de mãe, mas isso está há muitos quilômetros de distância e não há o que fazer a respeito... então só me restava apelar ao açúcar e ao chocolate. Não tinha a intenção de publicar aqui mas como ficou muito bom achei que seria interessante. O bolinho é muito fofinho e doce, mas não é enjoativo... e o que dizer dos pedacinhos de chocolate branco? São como beijinhos cheios de ternura... um conforto e tanto!
Deixo como sugestão para aqueles dias complicados em que precisamos de um aconchego... Esses muffins podem não resolver nenhum problema mas com certeza ajudam a melhorar o nosso humor!!! Um grande beijo a todos!!!  


Muffins de cacau e chocolate branco

Ingredientes:

Secos:
1 e 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo (250 g)
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
200 g de açúcar
2 colheres (sopa) de cacau em pó
100 g de chocolate branco picado

Líquidos:
1 xícara (chá) de leite (250 ml)
1/3 de xícara (chá) de óleo (90 ml)
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 ovo

Preparo:
Em uma tigela misturar todos os ingredientes secos. Em outra misturar os líquidos. Em seguida acrescentar os ingredientes secos misturados à mistura de líquidos. Não mexa demais a massa, apenas o suficiente para misturar os ingredientes.
Colocar a massa nas forminhas enchendo apenas 2/3. Levar ao forno pré-aquecido a 200 ºC por aproximadamente 20 minutos ou até passar no teste do palito.

Observações:
  • Cuidado com a quantidade de fermento e bicarbonato. Eu utilizo colheres medidoras, mas pode-se utilizar as colheres tradicionais desde que as medidas sejam rasas, ou seja, "... colher rasa de...". Deve-se ter atenção a esse detalhe para que os muffins não fiquem com gosto de fermento.
  • Não encha as forminhas mais do que 2/3 de sua capacidade, caso contrário os bolinhos crescerão e transbordarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário