quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Roulade esponjosa de morango

Nome metido não é? Mas não se intimidem, nada mais é que um delicioso e fofinho rocambole recheado com morango e chantilly. Realmente irresistível!


Fiz essa receita outro dia para receber uns amigos aqui em casa,  só que não tirei foto... "Que pena"... tive que fazer novamente. Que pena nada!!! Coisas boas devem ser repetidas... e fiz com muito gosto!!! Foi bom fazer novamente pois percebi que embora essa sobremesa possa ser feita com um pouco de antecedência, não achei que deveria ser mantida na geladeira, pois a textura da massa muda completamente. Se não colocar na geladeira a roulade fica muito fofinha e delicada, depois de ir à geladeira a massa fica um pouco pesada. O que fazer então?! Sugiro fazer a roulade e enrolar no pano como manda a receita e reservar assim. Deixar o chantilly já batido e os morangos limpos e picados. Um pouco antes de servir monta-se a sobremesa que ficará fantástica!!!
No dia em que servi para os amigos montei a sobremesa minutos antes deles chegarem e reservei na geladeira, ficou pouco tempo refrigerada, mas já percebi a alteração, de um dia para o outro fica mais evidente ainda. Quando fiz novamente, montei a roulade e servi em seguida... foi aí que percebi a diferença... enorme por sinal. Não quer dizer que se for para a geladeira ficará ruim, não ficará!!! Mas fresquinha é muito melhor!!! 
Beijos e até a próxima!!!


Roulade esponjosa de morango

Ingredientes:
4 ovos
80 g de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
80 g de farinha de trigo
20 g de manteiga derretida
10 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
300 ml de creme de leite fresco
250 g de morangos cortados em fatias finas

Preparo:
Bata os ovos com o açúcar e a baunilha até que dobre de volume e fique claro e espumoso. Peneire a farinha e junte-a com movimentos envolventes (de baixo para cima). Acrescente aos poucos a manteiga derretida (mas não quente). Despeje a massa em uma assadeira de 40 X 30 cm forrada com papel manteiga, untado com manteiga e enfarinhado. A massa deve cobri toda a superfície uniformemente. Polvilhe a massa com 3 colheres de açúcar de confeiteiro.


 Asse-a em forno  pré-aquecido a 220ºC durante 10-12 minutos. Enquanto estiver no forno, coloque na bancada um pano de pratos, estendido e polvilhado uniformemente com 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro. Retire a massa do forno e desenforme imediatamente sobre o pano.. Tire com cuidado o papel manteiga. Corte as bordas para uniformizar (eu não cortei) e enrole junto com o pano. Deixe esfriar. Depois de frio, desenrole, retire o pano e espalhe o creme de leite batido com 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro. Distribua por cima os morangos fatiados. Enrole e polvilhe com 1 colher de açúcar de confeiteiro.


6 comentários:

  1. Uma verdadeira delicia...adorei a receita!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Maravilha de blog!!!!
    Beijinhos grandes e parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Oi Danielle!! Não conhecia seu blog e adorei, lindo lindo!!:) E esse rocambole está de babar, amei essa combinação com morango!! Hummmm Depois se quiser, está tendo um sorteio no meu blog! :) Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani
    Eu também adoro este nominhos pomposos, temos que usar e abusar! Acho rocambole caseiro uma delícia. Menina, estou precisando urgentemente de uma assadeira como a sua para fazer uma coisinhas e esta roulade linda de viver. Está anotado.
    Beijinhos mil, guria!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas! Obrigada pelos comentários, essa receita é mesmo uma delícia. Gostaria de dar as boas vindas àquelas que estão chegando agora por aqui, sejam muito bem vindas!!!
    Um beijão pra todas vocês meninas!!!!

    ResponderExcluir