quinta-feira, 25 de julho de 2013

Pavê de café!!!


Olá amigos!!!!
Essa semana a receita vale a pena mesmo!!!! Esse pavê é uma receita que há muito tempo eu queria descobrir como era feita e finalmente consegui!!! É uma das minhas sobremesas preferidas e que agora posso fazer sempre que eu quiser, afinal, o mistério foi revelado para mim! 
Eu ia contar essa experiência de descoberta e a reflexão resultante de tudo isso, mas achei melhor não, pois o texto iria ficar muito longo e eu não sei se conseguiria expressar de forma precisa minhas ideias. Então vamos nos deter no pavê.... 
A receita é muito prática e com ingredientes simples, que você encontra em qualquer mercado. E o melhor, dá tempo de fazer para o fim de semana. 
Vamos lá, mão na massa que a recompensa é certa!!!
Beijos e até a próxima!!!


PAVÊ DE CHOCOLATE E CAFÉ

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite
1 barra de chocolate meio amargo
50 ml de café expresso (ou um café bem forte)
1 colher de sopa de conhaque, licor de café ou licor de cacau (opcional)
185 g de bolacha maria de chocolate (1/2 pacote)
Creme de leite fresco ou nata (para fazer o chantilly)
Calda de chocolate (opcional)

Preparo:

Em uma tigela que possa ir ao microondas coloque 1 caixinha de creme de leite e o chocolate picado, leve ao microondas em potência 60%  por 1 minuto. Retire e misture bem. Se o chocolate ainda não estiver totalmente derretido repita o processo. Misture bem. Adicione a outra caixinha de creme de leite e misture. 
Em seguida adicione o leite condensado (Antes de misturar retirei duas colheres de sopa de leite condensado para depois utilizar no chantilly). Misture tudo e adicione o café e o licor. Misture bem.
Agora passe para a montagem do pavê: em uma travessa faça a primeira camada de creme e em seguida disponha as bolachas. Cubra com mais uma camada de creme e repita o processo até terminar todo o creme. Lembre-se de que a última camada deve ser de creme. Cubra com filme plástico e leve à geladeira.
O chantilly deve ser colocado sobre o pavê na hora de servir. Para fazer o chantilly basta bater o creme de leite fresco bem gelado com as duas colheres (sopa) de leite condensado até atingir a consistência. Depois de pronto coloque um pouco de calda de chocolate e misture delicadamente formando um efeito marmorizado no chantilly (não misture muito para que não fique homogêneo). Faça uma camada de chantilly sobre o pavê e sirva em seguida.

Observações bem importantes:

  1. Quando fiz esse pavê não molhei as bolachas no leite, mas deixo a dica, para que as bolachas fiquem mais macias. É opcional, não achei que fez falta, mas se quiserem sugiro misturar um pouco de calda de chocolate com o leite e utilizar essa mistura para molhar as bolachas.
  2. A calda de chocolate é aquela calda pronta para sorvete.
  3. Eu tenho o costume de fazer o chantilly utilizando a nata. Mas para garantir que não irei passar do ponto costumo colocar, na tigela da batedeira, junto com a nata 1/4 de xícara de leite bem gelado e bato normalmente até atingir o ponto de chantilly. Se quiser adoçar, costumo utilizar açúcar de confeiteiro e misturo da seguinte maneira: bato um pouquinho apenas a nata com o leite, quando ainda estiver bem mole adiciono o açúcar e bato até o ponto desejado. Preste bem atenção: o chantilly só dará certo se a nata ou o creme de leite estiverem bem gelados.
  4. Para essa receita eu utilizei um pote de nata, mas na próxima vez farei uma camada mais fina, com menos chantilly.  

9 comentários:

  1. Bom, bom, bom, bom!!!
    prefiro o chantilly industrial, que ao meu paladar é mais leve....muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniele,

    Vimos que você tem muitas e deliciosas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUASRECEITAS.COM.BR, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 170.000 receitas dos sites e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs onde você também pode cadastrar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tuasreceitas.com.br tem mais de 80.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Você gostaria de fazer parte desta grande família?

    Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

    Wagner Silva
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner.
      Possuo um canal de receitas no yotube.E possível cadastra ló neste site?
      Att, Helena Swistak
      Canal: Top Receitas

      Excluir
  3. Adorei a sua receita, muito boa !!!!!!!
    Bj

    www.receitasselecionadas.com

    ResponderExcluir
  4. Não virou creme. As bolachas ficaram flutuando. Em algum momento não teria q ir no fogão? A receita não fala nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai ao fogo em nenhum momento da receita. As bolachas flutuarem é comum, principalmente quando estão bem frescas e crocantes, ou seja, quando recém foi aberto o pacote... para não flutuarem uma opção é molhar no leite... outra opção é abrir as bolachas e reservar em um saquinho de alimentos uns dois dias,ou mais, antes de fazer o pavê... ainda assim elas podem flutuar um pouco...

      Excluir
  5. Sugiro molhar as bolachas no café sem açúcar, além de fiar menos doce, acentua o sabor do café.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir