segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Naked de Natal


Olá amigos!
Esses dias me inspirei e resolvi cozinhar em dois dias o que não cozinhei ao longo de meses. Me empolguei e junto trouxe meu marido comigo. Passamos um domingo inteiro com a barriga no fogão... mas como foi bom e produtivo!!! Fiz doce, fiz salgado e congelei quase tudo!!! Me sinto como as formiguinhas, satisfeita com meu estoque feito. Para elas a preocupação não é ser prático e sim ter estoque, mas essa "formiga" aqui, além de estoque gosta de vida prática!!! E agora meu dias estão verdadeiramente mais práticos na hora das refeições, principalmente ao meio-dia.
Ok! Formiga feliz!... Só que, ainda mais feliz por causa desse bolo divino!!! Divino na apresentação e no sabor! Fala sério se só de olhar já não dá vontade de cair de boca?! Porém essa "belezura" quase que fica só na minha imaginação e não vem a existir... Tudo começou com a ideia da torta de sorvete da postagem anterior. Eu precisava de pão-de-ló para fazer o recheio da torta. Foi aí que fiz o pão-de-ló, o qual foi acrescentado de avelãs trituradas por causa de uma outra receita de torta de sorvete de avelã e brigadeiro (que em breve vai aparecer por aqui). Fiz o bolo em duas formas e um disco cortei em dois para utilizar na receita... sobrou um disco de bolo que seria cortado ao meio e mais meio do outro bolo. Fiquei olhando para aquele bolo e quase desisti de recheá-lo pois pensei: "Isso vai ficar tão baixinho e sem graça que nem vale a pena..." Pois já havia imaginado na minha mente o naked cake que eu queria fazer e pensei que com camadas muito finas de bolo ficaria ridículo. Guardei o bolo bem fechadinho e levei um tempo até me decidir fazer.  Depois resolvi fazer, pois ainda que não ficasse bonito, ao menos gostoso eu sabia que ficaria... E para minha surpresa, ficou perfeito!!! Tinha que ser assim... Fiz novamente o bolo com camadas mais grossas e concluí que a primeira versão estava realmente perfeita!


Agora é que fica a questão: assar o bolo em duas formas e fazer o quê com a metade de um dos bolos? Uma camada a mais?! Já não é o mesmo bolo, ah, não é mesmo! Mas ainda assim é possível... só que tem que ser mais uma camada de chantilly e frutas... Outra opção é assar em uma forma um pouquinho maior e cortar em três fatias. Mas decidam por si mesmos, afinal a receita que a gente faz tem que ser como queremos e não como os outros dizem!!!
Eu vou continuar fazendo como a primeira versão que ficou muito boa e que fez suspiros de alegria surgirem em minha casa!!! Isso não têm preço!!! Achei uma graça o pensamento da minha filha: "Oh, mãe! Como que você pode ser uma pessoa tão simples e fazer uma coisa tão boa como essa?" Fala sério se não dá vontade de dar umas "mordidas" nela de tão fofa!!!
Bom, é isso! Natal é época mesmo de estar com quem se ama e dividir coisas boas com elas. Na verdade procuro fazer isso durante todo ano, mas no natal o gostinho é especial!!!
Um grande beijo a todos e uma ótima semana!!!!



NAKED CAKE DE NATAL

Ingredientes:

Massa:
4 ovos
115 g de açúcar
125g de farinha de trigo
80 g de avelãs levemente tostadas e moídas (quase uma farinha)
1/2 colher (sopa) de fermento em pó.

Recheio de chocolate
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite UHT
100 g de chocolate amargo ou meio amargo
1 colher (sopa) de cacau em pó (pode usar chocolate em pó)
1 colher (sopa) de manteiga.

Recheio de chantilly e frutas vermelhas
1 xícara (chá) de creme de leite fresco ou nata bem gelada
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1/4 colher (sopa) de essência de baunilha
+/- 15 g de chocolate preto ralado
+/- 15 g de chocolate branco ralado
morangos cortados ao meio (no comprimento) - quase uma caixinha (o que sobrar use na decoração)
8 cerejas sem caroço cortadas em quatro.

Decoração
creme de chocolate
morangos
cerejas
amoras
chocolate branco e preto ralado
folhas de hortelã

Preparo:

Massa:

Pré-aquecer o forno a 180 ºC.
Bater os ovos com o açúcar por 20 minutos. Acrescentar aos poucos a farinha peneirada com o fermento e as avelãs moídas. Misturar mexendo de baixo para cima (para não perder o ar da massa). Transferir a massa para a assadeira forrada com papel manteiga no fundo. (Se for possível utilize uma assadeira de fundo removível). No meu caso, coloquei a massa em duas formas n° 20 e levei para assar ao mesmo tempo. se quiser fazer em uma só forma para depois cortar em três fatias sugiro utilizar a forma n° 24.
Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até que espetando o palito ele saia sequinho.
Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grelha. Desenforme só depois de frio.
Recheio de chocolate:
Sugiro fazer esse recheio no dia anterior para que ela possa descansar e tomar a consistência correta.
Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado e o creme de leite. Mexa bem até que misture completamente. Em seguida acrescente o cacau em pó peneirado e misture bem. Adicione a manteiga e o chocolate picado.
Ligue o fogo e cozinhe mexendo sempre até que tenha consistência de mingau ralo. Como brigadeiro de copinho.
* Se passar do ponto, adicione mais creme de leite, mesmo depois de pronto. Pois não pode ser muito duro para colocar no bolo.
Depois de pronto, retire da panela e transfira para uma travessa de vidro e deixe esfriar. Só então leve à geladeira para esfriar bem e adquirir consistência.

Chantilly com frutas

Deixe o creme de leite na geladeira de um dia para o outro para que esteja bem gelado. se quiser deixe também no congelador por 10 minutos. 
Em uma tigela coloque o creme de leite e bata até que comece a adquirir consistência. Pare de bater para adicionar o açúcar e a baunilha. Continue batendo até o ponto de chantilly. Tenha cuidado de não bater demais, quando estiver engrossado um pouco e chegado próximo do ponto diminua a velocidade para ter certeza de alcançar o ponto sem passar dele. 
Adicione os chocolates ralados e mexa delicadamente com uma colher para misturar tudo. 
Reserve.

Montagem:
No prato de servir disponha o primeiro disco de massa e sobre ele faça uma camada com o creme de chocolate. Não coloque recheio até a borda. Deixe uma beirada sem recheio para que ao colocar o próximo disco de massa o recheio chegue até a borda sem escorrer muito, um pouquinho é até charmoso. Mas tenha esse cuidado.
Coloque o segundo disco e sobre ele espalhe o creme de chantilly, Sobre o creme disponha os morangos e as cerejas bem arrumadinhas. Coloque as pontas dos morangos voltados para fora para aparecerem na camada. espalhe só mais um pouquinho de chantilly para fazer aderir a última camada de bolo.
Coloque a última camada de bolo. Pressione levemente e em seguida espalhe apenas no centro um pouquinho do creme de chocolate. Disponha as frutas como preferir, acrescente as folhinhas de hortelã e sobre tudo espalhe o chocolate ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário