domingo, 28 de dezembro de 2014

Torta de sorvete de avelãs e brigadeiro



Olá! Hoje trago mais uma receita gelada para as festas de final de ano!!! Sei que o natal já passou, mas ainda tem a virada do ano!!! E um docinho sempre vai bem!!! Para essa sobremesa eu fiz o sorvete, mas não precisa fazer, pode-se utilizar sorvete pronto e montar a torta. O processo de montagem é bem simples e também bem rapidinho de fazer. O que demora é o tempo no congelador, só isso!!! Se fizer com sorvete pronto é ainda mais simples.


Para a decoração utilizei apenas chocolate branco e preto ralado e algumas avelãs torradas. Muito simples e fácil, mas também muito gostoso! Minha filha amou e não pensava duas vezes toda vez que oferecíamos a torta.
...

Antes de me despedir, gostaria de desejar um ótimo final de ano a todos e que 2015 seja um ano muito melhor que 2014. A todos que têm acompanhado o blog a minha gratidão!!! E aos familiares e amigos do peito um abraço bem apertado!!! Que 2015 nos traga muitas alegrias, amor, saúde e o mais importante: a presença de Deus todos os dias!!! Isso é o que completa a minha vida!!!!
Grande beijo a todos e que venha 2015!!!!



TORTA DE SORVETE DE AVELÃS E BRIGADEIRO

Ingredientes:
Para o sorvete:
1 e 1/4 de litro de leite integral (5 xícaras)
3/4 de xícara (chá) de açúcar
100 g de avelã torrada
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco (ou nata, ou creme de leite de caixinha)
2 e 1/2 colher (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de licor de amêndoas ou de avelãs

Para o brigadeiro:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite UHT
100 g de chocolate amargo ou meio amargo
1 colher (sopa) de cacau em pó (pode usar chocolate em pó)
1 colher (sopa) de manteiga.

Preparo:
Sorvete:
Ferver 4 xícaras de leite com as avelãs. Depois de fervido levar ao liquidificador e bater bem (ainda quente). Faça esse processo aos poucos para evitar acidentes ou queimaduras. Depois de batido, se tiver tempo, deixe esse leite batido descansar até esfriar por completo e absorver bem o sabor das avelãs. Coe utilizando um pano de pratos bem limpinho. Ao torcer o pano de prato, aperte bem para retirar todo o líquido.
Em uma panela de fundo grosso leve o líquido obtido ao fogo juntamente com o açúcar. Mexa um pouco para dissolver bem o açúcar. Quando ferver, abaixe o fogo e adicione a maisena diluída no leite restante. Continue mexendo, em fogo médio, até que levante fervura novamente. Continue mexendo por mais dois minutos e desligue o fogo.
Adicione o creme de leite, a pitada de sal e o licor. Misture novamente e transfira o creme formado para uma tigela de vidro. Cubra com filme plástico diretamente sobre o creme e leve à geladeira por no mínimo 4 horas. Depois de gelado levar a sorveteira e seguir as instruções do fabricante.

Brigadeiro:
Sugiro fazer esse recheio no dia anterior para que ela possa descansar e tomar a consistência correta.
Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado e o creme de leite. Mexa bem até que misture completamente. Em seguida acrescente o cacau em pó peneirado e misture bem. Adicione a manteiga e o chocolate picado. Ligue o fogo e cozinhe mexendo sempre até que tenha consistência de mingau ralo. Como brigadeiro de copinho.
Depois de pronto, retire da panela e transfira para uma travessa de vidro e deixe esfriar. Só então leve à geladeira para esfriar bem e adquirir consistência.

Montagem:
antes de fazer a montagem, retire o brigadeiro da geladeira com 15 minutos de antecedência, ou mais, para que ele esteja mais macio e facilite na hora da montagem.
Fiz a montagem em uma forma de silicone e amei, pois desenforma com muita facilidade. O único cuidado é colocar uma forma por baixo para dar estabilidade e cuidar para que dentro do congelador a forma não encoste em nada para não deformar a torta. 
Se não tiver forma de silicone, utilize qualquer outra forma, mas antes de colocar o sorvete, forre a forma com plástico filme. 
Para a montagem, coloque uma camada de sorvete e sobre ele o brigadeiro. Repita a operação mais uma vez e cubra a última camada com o restante do sorvete. O processo tem que ser rápido para que o sorvete não derreta demais e perca sua cremosidade. Após a montagem cubra com filme plástico ou papel alumínio e leve ao congelador por pelo menos oito horas. Melhor ainda, se o tempo de congelador for de um dia para o outro.

Obsevações importantes:

1.Para montar a torta com o sorvete pronto deve-se retirar o sorvete do congelador e colocá-lo na geladeira por aproximadamente 15 - 20 minutos (tempo suficiente apenas para amolecer). Depois utilize o sorvete amolecido conforme a receita acima.
 2. Se quiser sentir os pedacinhos de avelã no sorvete feito de acordo com a receita acima, adicione 2 colheres (sopa) da avelã que foi moída e espremida ao leite antes de levá-lo novamente para aquecer e siga a receita conforme descrito acima.
3. A avelã moída e espremida e o que sobrar do brigadeiro podem ser utilizados nessa outra receita

Nenhum comentário:

Postar um comentário