segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Torta de sorvete



Olá amigos!!!
Aqui em casa já entramos em clima de Natal!!! Amo essa época... e tenho certeza que não sou a única!!! As comidas, os preparativos e enfeites por todos os lados... sem falar nas luzes! Ah! As luzes de Natal, são um espetáculo a parte! Amo sair à noite e ver aquele monte de luzes por toda a parte... viro uma criança novamente! 
O melhor de tudo é que tenho uma criança muito querida para compartilhar tudo isso... essa época de Natal se torna ainda mais gostosa tendo crianças por perto, pois se encantam com todos os enfeites e luzes que encontram pelo caminho...
Aproveitando essa época em que se começam os preparativos, o blog vai apresentar várias receitas para a ceia de Natal ficar ainda mais especial. Hoje começamos com uma torta de sorvete muito fácil de fazer, pois utiliza o sorvete pronto. A única coisa que precisa ser feito é o recheio, mas não é nada complicado e pode ser feito com antecedência. Assim é uma coisa a menos para ter que se preocupar na véspera do Natal.


Na foto a torta de sorvete acabou não resistindo muito à sessão de fotos pois eu estava um "pouquinho ansiosa" para servir e tirar as fotos que desenformei e já saí decorando e tirando fotos. Mas não sejam ansiosos como eu e deem uma olhadinha nas observações no final da receita para que a sua torta resista por mais tempo.
Essa receita é muito boa e prática tanto para o natal quanto para qualquer outra época do ano!!! E o mais legal é que pode-se variar os ingredientes e ter sempre uma torta diferente. Na receita original o sorvete é de pistache, mas antes de sair torcendo o nariz já vou antecipando que pode-se utilizar outros sabores como creme, baunilha, nozes, chocolate, ou qualquer outro sabor que você preferir.
Bom vou seguir logo para a receita e deixar que cada um decida qual sabor prefere!!! 
Beijos e até a próxima!!!



TORTA DE SORVETE

Ingredientes:

1 pote de sorvete sabor pistache (ou outro de sua preferência)
100 g de pão-de-ló* ou panetone
1/2 vidro de cerejas em calda
5 metades de pêssego em calda
1 xícara de creme de leite fresco bem gelado (usei nata com um pouquinho de leite integral) 
1/2 xícara de xerez (ou outra bebida de sua preferência)
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Preparo:

Retire o sorvete do congelador e deixe na geladeira por aproximadamente 20 minutos apenas para que amoleça e possa ser trabalhado. Enquanto isso, forre a forma que será utilizada para moldar a torta com filme plástico ou papel alumínio, tomando o cuidado de não deixar muitas marcas... assim o sorvete ficará mais bonito depois de desenformado. Deixe a forma preparado no congelador até o momento de colocar o sorvete.
Depois que o sorvete já estiver amolecido (não deixe que derreta, apenas amoleça) transfira-o para a forma preparada e molde o fundo e as laterais deixando o centro livre para o recheio. Leve rapidamente para o congelador até que esteja completamente firme.
Enquanto isso prepare o recheio. Pique as cerejas e as metades de pêssego e transfira-os para uma tigela. Corte o pão-de-ló em cubos e coloque junto com as frutas já picadas. Sobre todos esses ingredientes derrame o xerez e deixe macerar por 30 minutos. Depois desse tempo coloque os ingredientes em uma peneira para escorrer o excesso de líquidos. Enquanto os ingredientes descansam na peneira bata o creme de leite em ponto de chantilly, adicione o açúcar e misture bem. 
Misture os ingredientes que foram peneirados com o chantilly e recheie com essa mistura o sorvete que já foi moldado na forma. Alise bem para que fique reto e leve novamente ao congelador por no mínimo 4 horas. 
Para desenformar, tire o sorvete do congelador e envolva a forma com um pano molhado e torcido na água quente e vire-a sobre a travesa em que será servido.
A torta pode ser servida acompanhada de uma calda da sua preferência ou apenas com um pouco da calda da cereja que foi utilizada na receita.

Observações importantíssimas:
  1. O pão-de-ló deve ser denso. Um bolo muito fofinho não vai resistir quando macerado com a bebida. Se não tiver um pão-de-ló firme sugiro que utilize panetone cortado em cubos.
  2. Para que a torta de sorvete não derreta facilmente no momento de servir, desenforme a torta na travessa em que será servida pelo menos 1 hora antes de servir e leve ao congelador novamente. Prepare os ingredientes da decoração e deixe pra decorar no momento de servir.

Um comentário: